quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hipocrisia, Mentira e Desonestidade

Vem tudo isto a propósito do segredo guardado durante um ano pelo primeiro-ministro Passos de Coelho, sobre o prazo para cumprimento dos ajustamentos acordados aquando da assinatura do "Memorando de Entendimento" assinado com a "troika" pelo Governo de Sócrates.
Segundo Passos de Coelho, interrogada por ele sobre a possibilidade de prorrogar por mais um ano o referido prazo, a "troika" teria respondido que tal já não era possível, porque o acordo já tinha sido assinado!!??
Vamos partir do princípio de que tudo isto foi verdadeiro, aconteceu mesmo e não foi sonho de Passos de Coelho.
Raciocinámos minimamente e somos levados a tecer algumas considerações:

1º. Lembram-se de Passos de Coelho, depois de eleito, ter declarado que nunca se aproveitaria dos erros cometidos pelo Governo de Sócrates para se desculpar de algum eventual fracasso do seu Governo?
Será por isso que demorou um ano a desvendar este segredo?

2º. Quando o tal acordo foi assinado, as condições económicas e financeiras  de Portugal, da UE e do Mundo foram ,ou não, substancialmente agravadas?

3º. Não referindo outras questões como, por exemplo o aumento do custo dos combustíveis, já eram conhecidos os "buracos" da Madeira, da banca; das Câmaras Municipais, etc?

4º. O que é mais grave é que, depois de já conhecidos todos estes "buracos" e outros,Passos de Coelho continuasse, irresponsavelmente, a afirmar que portugal NÃO NECESSITA NEM DE MAIS TEMPO, NEM DE MAIS DINHEIRO.

5º.. Será que Passos de Coelho ainda não entendeu os fracassos da sua miserável (des)governação, tomando inúmeras medidas que foram para além daquelas que foram preconizadas pela "troika"e colocaram o país numa situação de mendicidade da qual, dificilmente poderá sair?

6º. Quando será que este inexperiente e inábil político assume as suas próprias responsabilidades, altera as suas políticas recessivas e se junta aos outros países que, como nós endividados. necessitam da solidariedade da Europa, sobretudo da  Europa do euro?

A hipocrisia, a mentira e a desonestidade só prejudicarão a unidade e coesão social  e os políticos que não entendem isso,  nunca deveriam ocupar as "cadeiras" do Poder.